segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Retro for Men entrevista: Eric Elias Guimarães

Para você que mora em uma cidade tão cosmopolita quanto São Paulo, sabe que é normal se deparar com os mais diversos tipos de cultura e estética, afinal, em uma cidade tão grande e agitada, é impossível não identificar em cada pessoa o seu estilo ou gostos. Por mais que a correria seja grande, pelo menos para mim, que costumo reparar bastante no que a pessoa diz a respeito de si mesma por suas vestimentas, é muito difícil encontrar uma pessoa que realmente saiba o que está fazendo, que possui conhecimento sobre o que veste e respire um estilo que há muito não vemos caminhado por essas ruas movimentadas. Por isso fomos atrás do caro senhor Eric Elias Guimarães, que atualmente reside em Belo Horizonte e possui uma gama impressionante de conhecimento sobre o nosso passado, conheça um pouco mais sobre este jovem moço, que há muito interessa-se, pesquisa e introduz ao seu cotidiano o que desde pequeno, sempre adorou.
1. Como você começou a se interessar pelo estilo, e quando passou a aderi-lo? 

Difícil dizer, desde que me conheço por gente aprecio outros tempos, objetos antigos e velhas histórias sempre fizeram parte de meu cotidiano, me lembro de, ainda bem criança, pedir aos meus pais um fraque, uma cartola e uma bengala. Sempre tive um guarda roupa clássico mais neutro com toques vintage, mas a partir da minha entrada na faculdade de direito, passei gradualmente a usar terno, gravata, nessa época agreguei o chapéu ao uso diário em detrimento ao uso esporádico de outrora, hoje uma grande parte do meu guarda roupa remete ao período da grande depressão ao anos pós segunda guerra. Também mantenho peças de eras anteriores embora não as tenha agregado ao cotidiano.                




2. Como qualquer homem de classe, você preza por bons cortes e postura. Há alguma "inspiração" que você opte por seguir ao longo do seu dia?

Bem, no dia a dia eu opto buscar inspiração no cotidiano dos anos 1930 a 1950.
3. Imagino que há muitas histórias inusitadas para contar, como qualquer pessoa que adere ao estilo retrô, há algo de inusitado que você gostaria de compartilhar que já ocorreu por conta do seu estilo?

Bem dentre muitos causos, de ser parado na rua ou fotografado, sozinho ou com a Gabi, há um em especial, um dia eu e a Gabi estavamos saindo do hall de entrada de uma galeria, quando nos deparamos com um bêbado, que ao nos ver tomou um susto, sacudiu a cabeça e exclamou assustado: 'Nossa voltei a 1960!'         

4. Se você pudesse ser um colecionador de carros, qual carro você escolheria para passear com o seu amor?

Bem é muito difícil escolher assim, gosto de vários modelos dos anos de ouro da Chevrolet, mas para um passeio romântico eu usaria um original Chevrolet Fleetmaster 1948 conversivel bordô.   



5. Há algum filme importante para ti no que diz respeito ao seu estilo?

Necessariamente não, mas a era dourada de holywood me inspirou muito.  

6. Agora uma pergunta mais polêmica... O "homem" moderno é muitas vezes considerado sinônimo de promiscuidade e ignorância. Para ti, o que é a essência do verdadeiro homem, que nos separa em garotos inconsequentes e homens decentes?

Penso que o 'homem moderno' é fruto da deturpação das relações humanas, infelizmente é um conceito machista que se esatabeleceu desde a ascenção do cristianismo em detrimento da sociedade pagã, onde o homem heterossexual é o centro do universo, e deve se multiplicar. Ocorre que em pleno século XXI, embora revestida por um fino verniz, a sociedade ainda endossa essa postura hedonista e opressora. Entendo que a postura do homem desta era deve ser aberta, sabendo lidar com as diferenças sem preconceitos, conviver com as pessoas sabendo que cada um é dotado e um leque de sentimentos, crenças e opiniões que devem ser respeitadas, ciente que esta em uma sociedade livre cuja liberdade não pode cercear a de outrem. Tambem não se pode ignorar que deve ser responsável pelos seus atos, e arcar com seu onus, ser bom, não bonzinho e ser fiel a seus princípios. Não uso a palavra 'decencia' pois ela deriva da imagem hipócrita estereotipada dos tempos aonde se defendia a 'moral e bons costumes'. Muitas vezes na história os 'indecentes' é que deram o exemplo de como realmente devemos ser.  



Como puderam ver, é um rapaz muito interessante e muito inteligente, mais uma vez agradecemos ao Eric pela entrevista, foi uma honra, e esperamos recebê-lo muitas vezes ainda na Retro for Men! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...